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10 tendências “não óbvias” para 2022

Fundador da empresa Non-Obvious, Rohit Bhargava reinventou a forma como as tendências são "caçadas" e apresentadas,


17 de março de 2022 - 19h30

Fundador da empresa Non-Obvious, Rohit Bhargava reinventou a forma como as tendências são “caçadas” e apresentadas, o que fez dele um dos palestrantes mais famosos e solicitados globalmente para falar sobre assunto. Por isso sua conferência foi uma das mais esperadas do SXSW. 

Rohit apresentou o que chamou de “10 tendências não óbvias” – ou, como ele as define, 10 observações sobre o “presente acelerado” – numa aposta que pretende nos ajudar a entender melhor o mundo hoje, enquanto nos preparamos para liderar o futuro do modo como fazemos negócios. 

Um tema comum é a tecnologia: como nos mantermos relevantes e nos destacamos nas plataformas, como lidamos com suas consequências no mundo offline, e podemos nos proteger e aos demais das consequências se.

Amplificar a identificação 

Na era da Web 3.0 e das ferramentas de personalização dadas por realidades alternativas e pelo Metaverso, a oportunidade que temos de nos apresentar do jeito que queremos em cada plataforma em que estamos se torna mais relevante do que nunca. Alguns podem até querer parecer radicalmente diferentes em cada uma delas. Nesse contexto, devemos fornecer soluções que levem em conta essa “divisão de identidade”. 

Ingratos
As divisões tradicionais de gênero são substituídas por uma compreensão mais fluida da identidade de gênero, levando a uma reavaliação de como nos vemos. Para acompanhar de forma relevante essa tendência, devemos garantir que o viés de gênero de longa data seja “cancelado”, a fim de podermos acompanhar com mente verdadeiramente aberta novas expressões de fluidez de gênero. 

Conhecimento instantâneo
À medida que consumimos cada vez mais conteúdo em formato de pílulas — como indica o reinado do modo Tik Tok de criar — formatos que oferecem conhecimento sob demanda tornaram-se extremamente populares. Portanto, devemos estar prontos para ajudar as pessoas a ficarem mais inteligentes mais rapidamente. 

Era do revival
Oprimidas pela tecnologia e pela complexidade, as pessoas buscam experiências nostálgicas que as remetem a um tempo mais simples e confiável. As pessoas também anseiam por experiências mais simples em relação a produtos e serviços. Nesse sentido, apostar num caráter ‘retrô’ pode inspirar confiança e confiança.  

Modo humano

Embora seja uma parte essencial de nossa vida social, a tecnologia também pode nos isolar. As pessoas estão buscando e valorizando mais experiências físicas, autênticas e “não impecáveis” entregues pelos humanos. O retorno de formas mais empáticas e humanas de se comunicar e fazer negócios passa a ser bastante relevante. 

Riqueza da atenção
Como há mais conteúdo para consumir e informação para adquirir do que nunca, nossa atenção e tempo têm maior valor e se tornam moedas preciosas. Por isso, estamos escolhendo cuidadosamente o que e a quem dedicá-lo, levando-nos a ser mais céticos em relação àqueles que recorrem à espetacularização para atrair e prender nossa atenção. Comunicações e estratégias sensacionalistas por si só não são suficientes, precisam apoiar-se num conteúdo sólido. 

Lucro com propósito
À medida que consumidores e funcionários exigem práticas mais sustentáveis e éticas, as empresas respondem adaptando produtos e se posicionando publicamente sobre questões relevantes para a sociedade. Neste contexto, não tomar uma posição para evitar controvérsias pode gerar efeito contrário. 

Abundância de dados
A crescente onipresença de dados e as inúmeras maneiras em que eles são coletados levantam grandes questões sobre como torná-los úteis, quem os detém e quem lucra com isso. Para aproveitar o imenso mar de dados disponíveis, é essencial fazer as perguntas certas a fim de obter os melhores insights. 

Tecnologia protetora
Como contamos com a tecnologia preditiva para manter a nossa vida segura e conveniente, devemos lidar com o trade-off de cessão de certo nível de privacidade para que essa tecnologia funcione. Ser útil na proteção da privacidade das pessoas torna-se mais relevante do que nunca. 

Fluxo comercial
As linhas entre indústrias e categorias estão se corroendo, levando a uma contínua interrupção dos modelos de negócios, canais de distribuição e expectativas dos consumidores. Para ser relevante, chamar a atenção e gerar engajamento, é necessário questionar as premissas estabelecidas em sua indústria.  

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