Publicidade

A fantástica humanidade dos influenciadores virtuais

Os palestrantes convidaram um novo speecher, que entraria virtualmente, cujo nome é Zero


18 de março de 2022 - 14h54

Crédito: Divulgação

Uma das dicas que recebi para vir ao SXSW foi de não insistir em uma palestra. Se durante os dez primeiros minutos ela não estiver encantadora, “give up” e sigo para a próxima. Afinal de contas, o Festival é valioso demais para se prender em algo que não está fluindo.

No entanto, comigo essa experiência foi um pouco diferente. Talvez, puramente por sorte. 

Cheguei em Austin, no Texas, com uma expectativa muito grande para ver os empreendedores Mark Cuban, Shep Ogden e o Christopher Travers – uma das maiores fontes de informação sobre influenciadores virtuais –  falarem sobre “o futuro da influência que não envolve seres humanos”. 

Fui em busca do tema e confesso que o contexto da palestra estava bem abaixo das minhas expectativas, por  aproximadamente 20 minutos. Várias pessoas estavam saindo da sala, som ruim e a dúvida que me sondava: devo ou não sair da sala? Confesso que quando várias pessoas saem ao mesmo tempo de uma palestra ou mesa redonda,, fico constrangido. Então resolvi ficar. 

E que bom que fiquei. Posso dizer que fui surpreendido positivamente e talvez tenha sido o conteúdo mais legal visto até agora. Os palestrantes convidaram um novo speecher, que entraria virtualmente, cujo nome é Zero. Os palestrantes apresentaram esse personagem e já  reforçaram de cara: “nada daqui foi gravado, Zero vai interagir  conosco como qualquer influenciador humano”. 

Meu primeiro pensamento foi que seriam apenas programações muito direcionadas para temas pré-definidos; e se fugirmos disso, não seria tão natural. 

Mas não foi bem assim. Zero, o simpático influenciador, mora em um bunker e possui uma desenvoltura que muitos humanos não conseguem ter. Ele se mostrou muito flexível e humano em um grau que eu nunca vi. O fluxo de conversa aconteceu como qualquer outra interação entre humanos.

Zero tinha emoção, humor e era super educado. Em dado momento ele interrompeu um dos palestrantes, se desculpou e complementou com um go ahead. Fantástico!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio