Publicidade

A tecnologia para o desenvolvimento da saúde no SXSW

Games, realidade virtual, edifícios saudáveis e terapias digitais são iniciativas discutidas no festival


18 de março de 2022 - 18h37

Créditos: divulgação

O SXSW está quase no fim e a experiência continua cada vez mais gratificante e repleta de aprendizados. Na terça-feira, comecei o dia com a palestra da VP da XBox: “Power of Play: How Gaming Can Help Build a Better World”, que defendeu a hipótese de que os games já são uma ferramenta importante de impacto positivo, uma vez que ensinam a superar desafios e enfrentar derrotas. E, claro, como tudo que estimula o centro de recompensa do cérebro, deve ser usado com moderação. Também foram ressaltadas oportunidades de contribuir para um mundo melhor com ações inovadoras como terapias usando games de realidade virtual para ajudar a lidar com a dor crônica que vem apresentando sucesso. A conexão é outro ponto positivo, promovendo a interação entre as pessoas e facilitando para quem tem dificuldades de relacionamento. A palestrante trouxe diversos relatos de pessoas contando como os games contribuíram para o combate à depressão causada pelos impactos do isolamento e da Covid-19. 

A epidemia trouxe ainda, outras questões como a importância de pensar em como iremos nos manter saudáveis em espaços fechados. Durante o bate-papo “Public Health – Tech Is Coming for You”, discutiu-se a importância de edifícios saudáveis. Precisamos mudar o desenho e a arquitetura inicialmente pensados apenas para ecoeficiência. Empresas de construção precisarão se adequar a novos padrões para prevenir não apenas a Covid-19, mas, a transmissão de doenças como a gripe. A tecnologia pode contribuir para garantir a biossegurança. É necessário desenvolver padrões e certificações, mas quem sabe em breve não teremos algo como um LEED de edifícios saudáveis? Investidores já colocam a o padrão de saúde e bem estar dos indivíduos em suas análises de investimento. Além disso, é nítida a existência de uma correlação entre o investimento em saúde e a produtividade.

Já na quarta-feira assisti a palestra “Psychedelics and Digital Therapies”, tema bastante falado nesse SXSW. Apontou-se que a psilocibina vem sendo testada em pesquisas clínicas, com a administração presencial supervisionada por um profissional de saúde,  seguida de sessões de terapia digitais. Ressaltou-se a importância de individualizar e identificar a trilha terapêutica específica para que vá além de uma experiência mística. Precisamos ter dados, não se sabe ainda qual a dose, quantas sessões de terapia seria ideal. 

O universo da saúde só tende a ganhar com toda essa troca que tivemos aqui no SXSW. A tecnologia tem nos ajudado muito também nesse aspecto: mais ganhos do que perdas, com certeza. A discussão da saúde em torno de games, realidade virtual, edifícios saudáveis e terapias digitais são tendência no festival e já estou com saudade desse ambiente que empodera e abre portas. Sigo feliz e ansiosa por saber que ainda temos mais alguns dias. Logo mais volto com mais novidades e tendências de outras áreas. 

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio