Brené Brown afirma que acreditar em si mesmo traz recompensas
Brené questiona se estamos dispostos a enfrentar o deserto da incerteza e da crítica
Brené questiona se estamos dispostos a enfrentar o deserto da incerteza e da crítica
9 de março de 2019 - 8h00
Decidi participar do Opening Speaker com Brené Brown no primeiro dia de festival. Mais de quatro mil pessoas favoritaram esta palestra, oferecida pela The Rockefeller Foundation. O SXXpress Pass terminou em menos de uma hora, o que mostra a grande expectativa em relação ao evento. Brené pesquisa temas como coragem e autenticidade. Seu TED Talk já foi visto por mais de dez milhões de pessoas.
Na palestra de hoje, ela falou, entre outras coisas, sobre o preço que pagamos pelo nosso silêncio, assim como também por nossa exposição. Brené questiona: estamos dispostos a enfrentar o deserto da incerteza e da crítica? Na palestra, ela tentou levar cada um da plateia a compreender que acreditar em si mesmo traz recompensas quando é preciso se expor ou ficar só.
Eu optei por conferir a palestra de Brené porque estou lendo o livro dela, “A Coragem de Ser Imperfeito”, onde ela discute o fato de que como o narcisismo está muito presente em nossa cultura, muitas pessoas sentem-se humilhadas por não serem suficientemente boas e têm vergonha de mostrarem suas imperfeições, apresentando dificuldades reais de se encaixarem socialmente. Isso leva a uma sensação de vulnerabilidade, de incerteza e de grande risco emocional, que podem causar vários problemas também no mundo corporativo.
No livro, Brené mostra como os líderes precisam trabalhar acima de suas vulnerabilidades e inseguranças. Virei fã da autora, pois ela discute como somos mais complexos do que imaginamos, tanto na vida pessoal, como profissional. Além de apontar que sem autoconsciência, podemos, como líderes, repetir padrões que não são positivos para nós e para as organizações em que atuamos.
Veja também
O melhor “plano sequência” do SXSW (Amazônia volume 2)
"Amazônia Groove" dá visibilidade à multifacetada sonoridade que margeia os rios que transpassam o Amazonas e o Pará
O que um CFO foi fazer no SXSW?
Como líderes e como pessoas, aprendermos a escutar e entender o porquê do outro pensar diferente