Publicidade

Em busca do equilíbrio

Durante o workshop “Yoga for the Wounded Heart”, a professora de filosofia e yoga Tatiana Forero Puerta ajudou a plateia presente a entender porque hoje em dia nos sentimos tão sozinhos


9 de março de 2019 - 10h44

Palco Fitness da primeira edição do SXSW Wellness Expo em 2018 (Foto: Matthew Bradford)

Como achar o equilíbrio entre a dependência tecnológica e o bem-estar? Este tema está lotando salas no SXSW.

Ontem à tarde, durante o workshop “Yoga for the Wounded Heart”, a professora de filosofia e yoga Tatiana Forero Puerta ajudou a plateia presente a entender porque hoje em dia nos sentimos tão sozinhos, apesar de sermos “conectados” por meio das mídias sociais. Ela pediu para a gente guardar os celulares e formar pares com alguém desconhecido. Durante um minuto uma pessoa contou para a outra, olho no olho, sobre algo que causava dor na sua vida. Enquanto isso a outra pessoa simplesmente ouvia. Depois, por 40 segundos, quem estava ouvindo relatou o que tinha entendido, sem fazer nenhuma referência a si mesmo. E, para finalizar, durante 20 segundos, os pares seguravam as mãos, se olhando fixamente nos olhos, totalmente quietos.

Foi sem dúvida o momento mais marcante do meu primeiro dia no SXSW. De repente uma pessoa que nunca vi na vida sabia coisas de mim que nem conto para os meus amigos – e que, com certeza, não publicaria nas mídias sociais. Não peguei o contato da pessoa e provavelmente não nos cruzaremos mais em Austin. Mas o exercício me lembrou o que é uma conexão humana verdadeira, e quanto nós perdemos quando nutrimos as relações apenas por meio da tecnologia. Quando saí da sessão, quis gravar um vídeo falando sobre o que eu tinha passado. Já é hábito. Me sentei num banco de rua perto do JW Marriott e tirei o celular do bolso. Mas ao invés de gravar algo para o meu Stories, filmei mensagens para alguns amigos com que não falo há um tempo e as mandei pelo WhatsApp.

Dica de hoje no SXSW: Visite o Wellness Expo no Palmer Events Center (https://www.sxsw.com/exhibitions/sxsw-wellness-expo). Já na sua segunda edição, esta feira é dedicada ao cuidado do corpo, da mente e da alma. Ela atrai milhares de pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável e empresas que fazem parte da crescente indústria de saúde de bem-estar.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio