Publicidade

SEXSW: O tabu do prazer feminino

No Wellness Expo – uma feira sobre bem-estar que termina hoje no SXSW – as inovações tecnológicas para o prazer sexual feminino estão em destaque


10 de março de 2019 - 11h58

O vibrador compacto da empresa Dame é um dos produtos exibidos no Wellness Expo do SXSW 2019 (Crédito: reprodução)

Uma das notícias mais polêmicas do CES 2019 – a primeira feira do projeto “100 Dias de Inovação” do Meio e Mensagem – envolvia a empresa Lora DiCarlo (www.loradicarlo.com), que vende produtos tecnológicos relacionados ao prazer sexual. Umas das suas inovações é um vibrador chamado Osé que utiliza micro-robótica e “mimetismo biológico” para aumentar a intensidade do orgasmo feminino. A Lora DiCarlo, fundada e administrada por mulheres, inscreveu o Osé para receber um prêmio no CES 2019 – e ganhou. Só que logo depois os organizadores mudaram de ideia, alegando que o Osé era imoral, obsceno e profano. A Lora DiCarlo não só perdeu o prêmio, mas foi banida do evento.

Esta pisada na bola do CES acabou sendo uma ótima oportunidade de marketing para a Lora DiCarlo – já que a notícia foi muito comentada na mídia. A questão levantada é importante: por que o prazer feminino – algo tão natural da experiência humana – continua sendo tabu nas áreas de inovação e publicidade? Os reguladores de conteúdo aprovam cenas de sexo nas séries do Netflix, mas um sex shop precisa buscar soluções criativas de marketing, como vimos nessa campanha da Kondormeriet: “30 years of naughtiness” (https://youtu.be/pWepVLHpxnI). Pior, se você for pego transportando um vibrador pela alfândega brasileira, pode pagar uma multa de R$ 1000 (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/05/proibicao-trazer-exterior-mercadorias-atentam-moral-bons-costumes.htm).

No Wellness Expo – uma feira sobre o bem-estar que termina hoje no SWSW – as inovações relacionadas ao prazer sexual estão em destaque e, ironicamente, aqui no Texas as pessoas parecem ser mais abertas ao assunto do que em Las Vegas. Por exemplo, a Desert Harvest (www.desertharvest.com), uma empresa que vende produtos de Aloe Vera para o cuidado da pele, colocou um lubrificante sexual ao lado de outros lançamentos de sua linha. Vi filas de pessoas de todas as idades esperando para conhecer os brinquedos íntimos da Dame (www.dameproducts.com). A empresa VFit (www.getvfit.com) trouxe um vibrador que utiliza calor e luz não só para alcançar o prazer, mas também para gozar de outros benefícios da saúde.

Dica de programação SXSW 2019: “The Double Standard in Sex Tech: It’s Time for Change” na quinta-feira, dia 14 de março, das 14h00 às 15h00, com Lora Haddock, Fundadora e CEO da Lora DiCarlo

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio