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Privacidade e o lado obscuro das big techs

Assunto complexo, difícil. Precisamos de legisladores e governo envolvidos nisso, com pessoas que entendam do assunto – o que no Brasil é quase inexistente. E, nos Estados Unidos, também


11 de março de 2019 - 12h31

Crédito: iStock

E aqui estamos depois de outro ano e o assunto sobre privacidade de dados continua no topo da lista de problemas a serem resolvidos por todos nós no futuro próximo. Roger McNamee – o mentor do Mark Zuckerberg, que é investidor em Silicon Valley e entrou no Facebook no início da empresa foi muito contundente.

“Precisamos conversar sobre isso”. As conversas precisam acontecer.

O resumo da ópera na visão dele: Não vejo problemas no Uber ter acesso a minha localização para que um carro venha me buscar, mas vejo muitos problemas em o Uber vender todo o meu histórico de localização e conclusões que tira a respeito disso para pessoas que eu não autorizei e não sei quem são, por detrás de um pano preto sem eu saber que isso está acontecendo. O mesmo exemplo ele citou sobre histórico de compras on-line ou o seu histórico financeiro do seu cartão de crédito e perfil de compras, ou seu histórico de dados de saúde.

Ele citou um exemplo assustador. O Google consegue rastrear os nossos movimentos do mouse no computador. E com isso através do tempo conseguiriam tirar conclusões, por exemplo, se estou nos estágios iniciais de doença de Parkinson. Ai poderiam vender esses dados para companhias de seguro e a minha seguradora de saúde saberia que eu tenho propensão e alta probabilidade de desenvolver Parkinson no curto prazo, aumentando assim o custo do meu seguro. NOT OK. Realmente Not OK.

Assunto complexo, difícil, precisamos de legisladores e o governo extremamente envolvidos nisso, com pessoas que entendam do assunto – o que no Brasil é quase inexistente. E, nos Estados Unidos, também, visto as sessões de depoimento do Zuckerberg e do presidente do Google no congresso Americano.

Acho que o ano que vem voltaremos aqui e esse assunto continuará na pauta. Difícil, complexo, custoso, inconveniente, mas precisa ser resolvido pelas grandes empresas de Tech muito em breve. Se não, corremos o risco dos cenários pessimistas da Amy Webb todos se tornarem realidade.

Ele falou muito sobre a Senadora Elisabeth Warren que tem uma proposta de quebrar várias das grandes empresas de tech – numa medida anti-trust para diminuir o poder e exatamente o controle dos nossos dados. Isolar o YouTube e o Waze do Google, isolar o Insta do Facebook e do Whatapp, e assim por diante.

Assim como aconteceu nos anos 80 com outras indústrias como a indústrias de petróleo e energia nos Estados Unidos onde legislação anti-trust veio para controlar o poder e diminuir o controle que essas empresas tinham sobre nós, os consumidores. Fiquei extremamente intrigada com a proposta e pretendo me aprofundar sobre isso e ler sobre o assunto.

E no final das contas voltamos à conversa de ética e responsabilidade corporativa da qual falei ontem relacionada a lucro e retorno aos acionistas. E enquanto as empresas não começarem a serem cobradas pela sociedade e pelos acionistas sobre resultados HUMANOS e não só financeiros, teremos um risco grande para resolver no nosso curto prazo sobre o uso de uma tecnologia mais humana e focar o desenvolvimento de inteligência artificial de uma maneira ética e sustentável.

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