Meio&Mensagem
Publicidade

Subida de nível

Se por um lado o novo cenário torna o mercado de startups mais difícil e competitivo, torna também o eventual sucesso das empresas mais factível


14 de março de 2019 - 13h14

 

(Crédito: reprodução)

SXSW Pitch, a competição de startups do festival, ficou mais difícil. Mas também ficou melhor. Houve um tempo em que o desenvolvimento de startups era parecido com o movimento brasileiro do Cinema Novo: bastava uma ideia na cabeça e um PowerPoint na mão.

Nesse tempo, a ideia era o principal. Modelo de receita, escalabilidade, proteção à propriedade, responsabilidade social, tudo ficava em segundo plano.

Mas depois de tantos casos de empresas que nunca se tornam lucrativas, ou que foram ostensivamente copiadas, ou tiveram problemas éticos, o acesso ao financiamento e o engajamento do público ficou mais difícil. E dá pra perceber um reflexo disso nas startups que competiram no SXSW Pitch desse ano.

O nível é muito alto. Muito além de apps bem-feitos e nomes bonitinhos, as empresas têm muito bem mapeadas as suas estratégias para crescimento, obtenção e retenção dos usuários. Têm modelos de receita modulares e previsão de break even. Têm foco em ter um papel positivo na sociedade e em ser transparente quanto às políticas de privacidade.

Veja as palavras do Chris Valentine, produtor do evento, sobre um dos destaques da competição, a Twenty Tables: “Eles fizeram um ótimo trabalho destacando a importância de oferecer ao menos privilegiados acesso a refeições saudáveis a custo fixo. Startups com benefícios sociais mostram o quão impactante a tecnologia pode ser para fazer a diferença”, afirmou durante o evento.

Na conversa com os 50 melhores empreendedores no final do evento, dá pra sentir a preocupação deles em não deixar nenhuma ponta. Se por um lado esse novo cenário torna o mercado de startups mais difícil e competitivo, torna também o eventual sucesso delas mais factível.

Confira todas as empresas que participaram do SXSW Pitch e as ganhadoras de cada categoria aqui.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • 100 Dias de Inovação

  • SXSW 2019

  • SXSW no MM

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio

Mobile Partner