Meio&Mensagem
Publicidade

Blockchain ganha vida própria além do Bitcoin

Lucas Persona, Chief Digital Evangelist da CI&T, elenca os principais insights sobre a tecnologia durante o SXSW

Luiz Gustavo Pacete
15 de março de 2019 - 15h15

O Blockchain está diretamente associado às criptomoedas como o Bitcoin. No entanto, esse tipo de tecnologia não se resume a isso, explica Lucas Person, Chief Digital Evangelist da CI&T, e especialista no assunto. Neste ano, o SXSW teve uma track específica sobre o tema: ‘Blockchain & Cryptocurrency’. O objetivo foi explorar ideias e políticas, que vão afetar as indústrias globais. Durante o evento, mostrou-se que a troca de moedas digitais é apenas uma das funcionalidades dessa tecnologia ainda pouco explorada.

“Se antes o Blockchain era conhecido somente pelo Bitcoin, agora, ele já possui ‘vida própria’ e é visto como uma ferramenta com capacidade incrível de transformar mercados e modelos de negócios como conhecemos hoje. Essa tecnologia se firma como uma importante ferramenta para diminuir custos operacionais, trazer mais velocidade, transações transparentes, segurança e maior eficiência para uma série de processos relacionados às transações financeiras e ao controle interno e externo provenientes de companhias e consumidores”, pontua Persona.

Ele sinaliza, no entanto, alguns desafios para a tecnologia. “Uma área que ainda não apresentou grandes avanços foi a existência de blockchains abertas e não-permissionadas para a maioria dos casos além dos relacionados com moedas. É natural que o investimento inicial feito nesta área, busque pelo uso da tecnologia como um diferencial competitivo próprio em relação à concorrentes, porém grandes avanços vão acontecer no momento em que os concorrentes atuarem de forma conjunta, para trazer soluções abertas e não-permissionadas e, assim, permitir a rápida evolução de todos os negócios. ”

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Bitcoin

  • blockchain

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio

Mobile Partner