Publicidade

SXSW 2021: A real entrada para o “mainstream”

O SXSW 2021 sediará a edição Creative Industries Exhibition, epicentro dos negócios para a experiência desta edição do evento


11 de março de 2021 - 16h57

Dia 16 de março os maiores pensadores, criativos e artistas do mundo se unem virtualmente para participar do maior evento de inovação e entretenimento do mundo online, o SXSW.  Se por um lado será um grande desafio para os organizadores do evento superar a riqueza da troca, experiência e conexão presencial, por outro o evento amplia incrivelmente o seu alcance e o torna acessível para milhões de pessoas que nunca puderam participar, mesmo que as restrições de eventos presenciais estivessem suspensas. Olhando para a metade do copo cheio, é a real democratização do maior evento de inovação do planeta. Para quem não é muito familiarizado com o evento, em 2021 ele será dividido em conferências, festivais , exposições e prêmios.

Participantes do painel “Sound Trip: An Immersive Experience”, no SXSW 2019 (Crédito: Simone Kliass)

Começando pelo final, com relação aos prêmios, todos os anos, no SXSW, é celebrado e homenageado as pessoas e empresas que fazem o trabalho mais inovador, criativo e inspirador em seus respectivos campos. Indo para as exposições elas destacam as integrações e sobreposições entre as indústrias interativa, musical e cinematográfica e conectam os participantes com algumas das empresas mais inovadoras do mundo. A Creative Industries Exhibition apresentará organizações e líderes de pensamento dinâmicos e pioneiros que estão mudando o jogo e procurando compartilhar suas histórias e ideias com milhares de profissionais criativos de todo o mundo.

Uma novidade em 2021, o SXSW Online sediará a Creative Industries Exhibition, uma exposição digital com tudo incluso, servindo como o epicentro dos negócios para a experiência SXSW deste ano. As principais organizações criativas, líderes inovadores da indústria, pequenas empresas e startups emergentes de todo o mundo se reunirão para esta exposição online.

Na parte dos festivais serão apresentações de festivais de música, exibições de festivais de filmes, mostras de festivais de comédia e muito mais.

Agora, para mim, não por acaso, deixei a parte mais interessante para o final, que são as conferências, nelas os palestrantes visionários que apresentam as novas tendências e ideias mais poderosas nos mundos em constante evolução do cinema, cultura, música e tecnologia. Seguem abaixo os temas deste ano:

Uma nova urgência –  2020 ampliou questões como injustiça racial, pobreza, nacionalismo e a crise climática em meio a uma pandemia global.

Desafiando o caminho da tecnologia – Para construir um amanhã melhor, que lições uma indústria essencial à nossa existência pode aprender com suas falhas atuais?

Resiliência cultural nas artes – A grande arte geralmente prospera em tempos de turbulência e caos. Como a erupção de criatividade que estamos vendo atualmente na música, no cinema, na experiência, na escrita e nas artes visuais impactará nossa cultura na próxima década e além?

O renascimento dos negócios – De startups, pequenas empresas e grandes corporações, o capitalismo deve ser avaliado enquanto buscamos reconstruir a economia global. Um potencial nivelamento do campo de jogo nos aguarda se aproveitarmos esta oportunidade para sistemas mais equitativos em toda raça, gênero e classe.

Transformando a paisagem de entretenimento – O vanguardismo convencional das indústrias de entretenimento perdeu seu brilho diante da evolução dos hábitos de consumo. Essas pressões estão forçando uma metamorfose muito necessária. Que lições a música, o cinema, a televisão, os esportes e os jogos podem aprender para acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado de mudanças?

Conexão em desconexão – Estamos vivendo um momento que nunca poderíamos ter imaginado, mesmo até os roteiristas mais carimbados, as plataformas online são alguns dos únicos meios de comunicação disponíveis para fomentar um senso de comunidade. Como podemos retornar a um mundo onde as preocupações individuais dão lugar a abraçar o valor da humanidade?

Um futuro cada dia mais perto – Biohacking, viagens espaciais do consumidor, física quântica, extensão radical da vida, entrega de drones — esses conceitos que antes pertenceram à ficção científica agora fazem parte de nosso futuro imediato. Que novas ideias alucinantes inspirarão a próxima geração de inovadores?

Enfim, um evento e tanto, muita arte, criatividade e pensamentos a cliques de distância, no conforto dos nossos lares. Será que iremos nos acostumar novamente em pegar filas nos aeroportos, hotéis, transportes e um punhado de dólares para presenciar eventos tão especiais como esse?  Deixo esta pergunta para o universo, mas com certeza esta será uma grande oportunidade deste evento entrar definitivamente no calendário do mainstream global.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio