Meio&Mensagem
Publicidade

O que nascerá do mundo pandêmico?

A programação completa do SXSW 2021 continua sendo exuberante e variada


15 de março de 2021 - 19h09

O SXSW 2021 está no ar! Com um universo de atrações, muitas novidades no formato e uma expectativa palpitante sobre essa que talvez seja a edição mais relevante do evento, já que o mundo pandêmico virou esse enorme sandbox, onde tudo e todos operam em ‘modo de experimentação’.

(Créditos: Philipp Birmes/ Pexels)

O maior festival de cultura e inovação do mundo abriga, nesta semana, diálogos cruciais sobre adaptação, mudanças e regeneração, em resposta aos desafios globais vividos na pele também pela organização do evento. A edição de 2020 foi cancelada em um contexto de incertezas, pressão e perdas econômicas vividas, sobretudo pela cidade-sede, Austin, que no ano anterior contabilizou um impacto econômico positivo de US$ 356 milhões trazidos pelo evento, segundo estatísticas dos organizadores.

Depois de muitas especulações e planos frustrados, o evento superou o baque de 2020 e se reergueu para uma edição icônica que ganha os ares da tão sonhada retomada, ainda que online. Como de costume, serão inúmeras palestras, painéis, estreias de filmes, shows, exposições e salas de networking, mas a expectativa, num primeiro momento, é sobre como as adaptações criadas para a versão online terão efeito, e se serão capazes de emular, em algum nível, a experiência imersiva e de trocas tão características do evento.

O que se ouve nos bastidores é que atrações musicais foram as mais impactadas, reduzidas de milhares para centenas, por motivos óbvios: uma live nunca será um ao vivo. O cinema, por sua vez, ganhou força e tração de audiência, agora que todos estarão na frente da tela (e não enfeitiçados pelas ruas de Austin). Palestras e pitches continuam super relevantes, e ganharam nomes cuja agenda disputada não havia permitido uma participação nos anos anteriores. Ainda resta pela frente, porém, o desafio de promover os encontros casuais (ou nem tão casuais assim), o ambiente de trocas e networking. Mas, afinal, é disso que se trata o SXSW, apresentar ao mundo ideias ousadas e buscar sempre novas experiências. Não à toa temos uma cidade virtual inteira para desbravar no SXSW Online XR.

A verdade sobre a programação completa do SXSW 2021 é que ela continua sendo exuberante e variada, e não há nesse mundo alguém que sobreviva à tarefa de sintetizar uma lista do que é mais importante ou menos indispensável. O que nos guiará, portanto, é a expectativa individual sobre os temas que mais ressoam na atuação de cada profissional e no mercado brasileiro de maneira geral.

Da minha cadeira giratória, por exemplo, buscarei temas ligados às novas interfaces e à cultura de dados nas empresas, porque acredito que serão aspectos decisivos para a retomada dos negócios nos próximos anos. Aqui na iD\TBWA esses dois mundos se encontram naquilo que chamamos de creative data, que é a forma como dados apoiam soluções criativas e geram resultados de negócio, no melhor tempo possível.

Mas partindo de uma visão temática, estou bastante entusiasmado com o conteúdo das trilhas “The New Urgency”, que trata das crises e conflitos emergentes, “Cultural Resilience in Arts”, que aborda o papel das artes e da atividade cultural no contexto global e “The Rebirth of Business” que, como o nome antecipa, fala sobre caminhos que recriam as relações de negócios, em resposta não apenas à crise do covid, mas ao derretimento das estruturas e modelos tradicionais do mercado.

Espero ver também alguns medalhões como o cineasta James Cameron, a cantora Carole King, o empresário Richard Branson e a filantropa Melinda Gates, sem abrir mão de explorar lançamentos pouco badalados e nada convencionais. Afinal, a ideia é colher um repertório cultural variado e provocante.

Desejo a todas e a todos um bom SXSW, fica aqui o meu arroba para trocarmos figurinhas durante o evento. Aceito sugestões de última hora e prometo trazer alguns destaques aqui no M&M ao longo dessa semana. Vamos juntos!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio