Publicidade

De neurotecnologia ao acústico: quatro painéis que eu não quero perder

Para tirar o máximo de proveito, elegi com cuidado o que não quero perder de jeito nenhum


16 de março de 2021 - 14h43

(Crédito: reprodução)

O SXSW 2021 começa oficialmente nesta terça, 16, e ao ver o line-up confesso que, se fosse possível, assistiria a todos os painéis. Porém, mesmo com a facilidade de um evento 100% online, sem termos que correr entre espaços e filas quilométricas em Austin, fica impossível acompanhar sequer 10% de tudo que rola por lá, principalmente porque as demandas do dia a dia não param!

Para tirar o máximo de proveito, elegi com cuidado o que não quero perder de jeito nenhum, focando em assuntos que trazem um sentido especial para o momento que vivemos e que ainda vamos viver na comunicação. Aqui está o meu Top 4 e, se também te interssar, a gente se encontra nas salinhas virtuais:

Equality Lounge® @ SXSW 2021

Este é um que eu quero demais acompanhar! O Equality Lounge, apresentado pelo coletivo The Female Quotient, traz pautas importantes sobre inovação e igualdade de oportunidades, além de discutir alguns tópicos que estão mais quentes do que nunca, como a igualdade de gênero, diversidade e inclusão no mercado de trabalho. Serão abordados ainda temas de liderança e como integrar esses importantes pilares em uma administração saudável, plural e rica. Ser líder hoje é muito mais do que chefiar, e o Equality Lounge coloca na mesa fatores que qualquer head precisa ter para prosperar – ou que qualquer aspirante a líder precisa saber para se tornar um. Se você se enquadra em qualquer um desses, ou só quer ver um painel incrível apresentado por mulheres com uma história incrível, esse é o lugar.

Keynote: Willie Nelson in Conversation with Andy Langer

Adoro música, meu pai foi luthier de violão clássico e minha vida inteira ouvi muito rock. Quando soube que o Willie Nelson estaria no line-up do SXSW, não pensei duas vezes. Com uma carreira de seis décadas, o título de 77º Melhor Guitarrista da História pela revista Rolling Stone, a fama de ser um dos maiores expoentes da música country mundial e carisma o suficiente para compensar o de todos nós, William Hugh Nelson (ou Willie Nelson, para os íntimos) também é autor, ator e ativista. Nesse papo com o anfitrião do Austin City Limits Radio, Andy Langer, espero ouvir Willie compartilhar suas experiências, suas inspirações e suas mais recentes aventuras artísticas. Com uma carreira que impactou a vida de milhões de pessoas ao redor do globo, ter a rara oportunidade de receber palavras de sabedoria de um dos maiores ícones da música e da arte e é algo que não se pode desperdiçar.

Creative Machines: AI & The Future of Design and Media

Aqui acredito que será uma lapada e tenho boas expectativas. Estamos vivendo em uma era onde o Vale da Estranheza ganha um tom mais turvo a cada dia. Com a tecnologia nos introduzindo aos “deepfakes” e inteligências artificiais cada vez mais robustas, cada processo da nossa sociedade passa por transformações gritantes e até mesmo forçadas pela velocidade do progresso tecnológico. Nesse painel que será apresentado por Ian Beancraft, futurólogo e fundador da Signal and Cipher, acredito que ele fará um mergulho em como essas novas tecnologias impactam na arte, no design e na mídia, mesclando nossas noções de real e fictício nesse gigantesco Metaverso. Se todas essas possibilidades insanas que até ontem eram fruto de ficção científica te assustam, mas ao mesmo tempo geral admiração, é fundamental ter informações e insights poderosos para podermos nos prepararmos para o novo mundo que temos pela frente.

Neurotechnology’s Role in the Future of Work

Depois de tantos filmes de ficção, ouvir e aprender com Ramses Alcaide (neurocientista, engenheiro elétrico, ex-CEO da Pharo LLC e atual CEO e Co-Fundador da Neurable) é uma grande oportunidade. Acredito que teremos uma jornada científica sobre como a neurotecnologia vai impactar em todos os campos trabalhistas do futuro, desde tecnologias vestíveis, que já são uma realidade, passando por burnouts, como o cérebro se comporta sob estresse e como podemos usar os avanços científicos para reduzir isso. É a discussão perfeita para os entusiastas do transumanismo (ou para qualquer pessoa que quer ver a tecnologia trabalhando a favor dos homens, só pra variar). Deixe os receios de lado pois podemos garantir que o seu cérebro não vai ser o mesmo depois dessa experiência.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio