Publicidade

Conexão na igualdade: todos juntos no topo

Um ponto extremamente valorizado e que permeou todos os meus três dias de festival foi a conexão


19 de março de 2021 - 15h47

Um dia com Sir Richard Branson, Sra. Melinda Gates, Sr. G. Bush, muitos pitchs tech e o universo paralelo. Os três headlines do dia vieram com uma carga pesada de causas em suas falas.

Empoderamento feminino, fim da pena de morte nos EUA e valorização da imigração foram os temas que cada um dos “keynote speakers” trouxeram para a mesa. E a relevância e importância das bandeiras levantadas se tornaram inesquecíveis.

(Créditos: divulgação)

Talk Big Change
Melinda Gates foi brilhante no painel Talk Big Change. Ela abordou o tema que traz no seu novo livro “Como o empoderamento feminino muda o mundo” e falou sobre desigualdade, preconceito no ambiente de trabalho, o assédio sexual, como manter uma vida profissional e, principalmente, a valorização do trabalho não remunerado (cuidar da casa, dos filhos, do marido…).

Já o seu livro “MOMENTO DE VOAR” aborda um tema que transmite bem a força do quão importante é a pauta nesse momento de mudança e transformação que estamos vivendo. E Melinda reforçou que “para um subir o outro não precisa descer”; podemos estar juntos no topo. Quando um ajuda o outro, todos ganham.

Um ponto extremamente valorizado e que permeou todos os meus três dias de festival foi a CONEXÃO. Na visão dela, o objetivo da humanidade não deve ser a igualdade e sim a conexão, conexão em todas as formas. Quando as pessoas se conectam, elas se entrelaçam. É para isso que serve o empoderamento: para que haja conexão na igualdade.

President George W. Bush in conversation with Evan Smith
Em tom de publi, o painel com George W. Bush foi o lançamento de seu novo livro de “Out of Many, One: Portraits of America’s Immigrants”, uma homenagem e um pedido de “ajuda” aos imigrantes dos EUA que vivem ilegalmente. Bem providencial o momento para o lançamento de seu livro, pois muito em breve os EUA deverão votar um projeto de lei de imigração que poderá legalizar aproximadamente 11 milhões de imigrantes ilegais, no país.

Business Leaders Against the Death Penalty
Finalizando os painéis estrelados do dia, o Business Leaders Against the Death Penalty trouxe um tom bastante emotivo ao painel. Sir Richard Branson, fundador da Virgin e ativista de longa data, lidera o movimento contra a pena de morte (https://www.businessagainstdeathpenalty.org/); ele trouxe Sabrina Butler Smith, uma mulher que foi exonerada do corredor da morte.

Sir Richard Branson lidera um movimento crescente entre empresas em todo o mundo para promover e proteger os direitos humanos para acabar com a pena de morte.

Startups, pitchs e disrupção
Outro assunto que sempre me atrai em qualquer evento de Inovação são as startups, pitchs e a disrupção que pequenas ideias podem trazer. Entre muitos outros assuntos, o Festival tem painéis com pitchs, divididos pelos temas abaixo:

Pitch Pitch-Entertainment, Gaming & Content

Pitch-Smart Cities, Transportation & Logistics

Pitch-Artificial Intelligence, Robotics & Voice

Ocorre que são poucas empresas que têm acesso aos pitchs (alguns minutos, que podem mudar a vida de quem conseguiu chegar lá).

Muitos cases excelentes, outros bons, médios e ruins são apresentados. Um fato muito interessante é que durante as apresentações, no chat, existem outras startups com produtos, ideias e inovações melhores que divulgam seus trabalhos, vendem “seu peixe” e acharam uma forma de apresentar suas ideias. Por isso, trago aqui algumas delas:

https://sala.live/ – Plataforma/rede social para artistas, shows e transmissões ao vivo.

https://genus.ai/ – Ferramenta de growth, engajamento, retenção de cliente.

https://www.flyparrots.com/ – Atua na solução de problemas de mobilidade, inclusão.

Chegando ao fim de mais um dia, hora de fazer aquele balanço do SXSW. A diversidade de assuntos, tecnologias disponíveis e oportunidades são imensuráveis até o momento. Em um dia “normal” de evento, dificilmente, seria possível assisti-los.

E com esse pensamento encerro: certamente, neste momento, alguém, em algum lugar, está desenvolvendo algo incrível que irá pivotar nossas vidas, criar oportunidades para as marcas e construir um mundo melhor.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio