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Os temas estão na mesa

Não tem como trabalhar com comunicação e não ser entusiasta dessas tendências que estão transformando o comportamento do consumidor e revolucionando o papel das marcas na sociedade


10 de março de 2022 - 17h56

Será a minha primeira vez no SXSW. E como uma boa estreante, sinto um misto de “chega logo” com “como assim, já chegou?”. A grade de palestras é tão extensa e incrível que fico com receio de me perder naquela imensidão de conteúdo. Acho que não tem como trabalhar com comunicação e não ser entusiasta dessas tendências que estão transformando o comportamento do consumidor e revolucionando o papel das marcas na sociedade.

Nos principais eventos do início do ano (CES, NRF e MWC), muito se falou sobre a experiência da compra digital, personalizada e tecnológica. Dados de um estudo da Twilio Segment indicam que 71% dos consumidores se sentem frustrados quando a sua experiência de compra é impessoal. As pessoas também querem flexibilidade na hora do pagamento com recursos como Apple, Samsung e Google Pay, pagamentos por voz, contactless, biometria ou reconhecimento facial. Essa etapa está cada vez mais invisível ou disfarçada. Ainda sobre esse tema, Michael Terpin, fundador e CEO da Transform Group, disse que, atualmente, existem 300 milhões de usuários de criptomoedas. Em 2011, eram apenas 100 mil. Em 2013, 1 milhão. O que mostra a rápida adoção dessa moeda em pouco tempo. Hoje, existem cerca de 8 trilhões de dólares impressos circulando pelo mundo. Enquanto as moedas digitais atingiram 3 trilhões. Os consumidores também querem personalização na hora de receber/pegar os seus produtos (lockers pela cidade ou no ponto de venda, retirada nas lojas, delivery, curbside pick up). 

Muito se falou também sobre o metaverso, tecnologia que ainda deve amadurecer no Brasil com uma linguagem própria, e quando as pessoas realmente vão poder comprar no mundo virtual e receber no real, por exemplo. O NFT também é uma tecnologia que está entrando no mainstream.  O poder do 5G, não apenas para os celulares, mas para todas as outras tecnologias que podem aumentar a produtividade e eficiência de empresas e indústrias (ex.: clouding data centers, digital transformation, automação) também está na pauta.

Pela programação, o SXSW vai pelo mesmo caminho, só que com uma novidade: uma trilha todinha para a crise climática. Que a pandemia mudou o modo como as pessoas veem o mundo não é novidade, mas uma mudança importante nos últimos anos é que elas entenderam que têm um papel fundamental no futuro do planeta e na qualidade de vida que vamos deixar para as gerações futuras. Esse restart acabou trazendo luz para temas como o aquecimento global, transparência no processo de produção e igualdade social. Segundo estudo do The Truth About a Well World, realizado pelo McCann Worldgroup, criar um mundo bom e saudável é o maior desafio do século 21 para 91% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa.

Minha percepção é que os temas estão na mesa e o nosso grande objetivo é consumir mais e mais conteúdos sobre eles para poder colocá-los em prática nos negócios e na comunicação dos nossos clientes. É exatamente isso que essa novata que vos fala vai buscar lá em Austin.

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