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Precisamos unir o time de TI com todas as áreas, tornando os serviços mais humanizados

O sucesso de uma empresa e de uma área de TI está justamente interligada em colocar os desenvolvedores no core da companhia ou seja em contato direto com os "clientes"


12 de março de 2022 - 13h00

Crédito: Willyam-Bradberry-shutterstock

Cada vez mais vemos os desafios da área de tecnologia, em como acompanhar o time to market e as necessidades das áreas de negócios e de nossos clientes, então fica a pergunta: Como ter um time de desenvolvimento ágil, que consiga dar vazão às novas demandas e ao ritmo do mercado digital? Parece uma pergunta complexa e impossível de responder, não é mesmo?

Para os palestrantes Kate Brigham, VP de Produto na Notarize, Yi Liu, Diretora de Produto da Etsy e Anthony Schrauth VP de Produto da Tally, a solução está muito mais em como organizamos nosso times e estruturas como: Produto, CX, Marketing e CS, do que somente a capacidade do time de desenvolvimento.

No painel Be Human: Differentiate Your Product with Service, todos trouxeram o ponto de ter time totalmente integrados desde o atendimento ao cliente, customer service, passando pelo time de produto e marketing, com suporte do time de CX e acabando no time de desenvolvimento.

Claro que isso não torna o desafio menor, já que estamos falando de diferentes áreas e diferentes cabeças e perfis trabalhando juntos de forma totalmente colaborativa, mas realmente acredito que o sucesso de uma empresa e de uma área de TI está justamente interligada em colocar os desenvolvedores no core da companhia ou seja em contato direto com os “clientes”.

Pode parecer estranho, mas esbarramos nas mesmas questões e no mesmo impasse quando vamos para a revolução tecnológica na medicina, por exemplo, nas palavras da Dra. Geeta Nayyar, Chief Medical Officer na SalesForce no painel Digital Acceleration + The Tech-Enabled Patient.

 “O maior desafio da digitalização e transformação digital na área da saúde, hoje está nos times de tecnologia realmente entenderem os médicos e os pacientes, gerando assim soluções tão pouco invasivas e de baixa fricção como um estetoscópio, algo que seja útil quando eu preciso e não torne o processo humano de atendimento clínico mais complicado.”

Me parece claro que o problema está em times de tecnologia muito desconexos com a realidade e necessidades de seus clientes. Para termos time de TI mais ágeis e precisos, precisamos derrubar os silos e conectá-los com todos os times, e entender que a tecnologia é o meio, mas no final do dia precisamos saber claramente as necessidades do nosso usuário final.

E por aí, seria utopia termos uma grande área que responda a tudo ou vocês ainda sentem uma distância nessa revolução digital?

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