Meio&Mensagem
Publicidade

A criatividade no processo de transformação

Como sempre, a expectativa é grande para navegar por diferentes temas durante o evento


15 de março de 2021 - 17h33

Começa amanhã o #SXSW 2021 e o evento também se adaptou após o cancelamento em Austin, assim como muitos de nós, em um processo de constante adaptação cada vez mais online, seja trabalhando ou vivenciando novas experiências. Como sempre, a expectativa é grande para navegar por diferentes temas que geram diversas descobertas, insights e provocações.

O #SXSW até então podia ser visitado e assistido por algumas pessoas que tiveram a oportunidade de ir até o Texas, mas sem deixar de ter um poder reverberador gigantesco. Tendências, discussões e novos pontos de vista surgiram lá e alcançaram muitos, mas de fato esse ano vai proporcionar uma democratização em larga escala, o que é muito importante e pode ser ainda mais transformador.

Muitos criativos, assim como eu, buscam cada vez mais ampliar seu repertório de informações para acompanhar as mudanças que vivemos diariamente; o tempo todo vemos novas soluções, aplicações pipocarem em nossas telas.

Tudo isso é uma grande oportunidade de imersão nesse ambiente de criatividade, que pode sim, gerar ideias que vão transformar nosso futuro. Pensando nisso, consumir conteúdos de cultura e tecnologia pode ser uma ótima oportunidade para acompanharmos essa mudança da sociedade e como a indústria através da inovação pode impactar de forma positiva a vida de todos.

De fato, vivemos um processo de transformação acelerado e, como já foi muito discutido, a pandemia acelerou diversos negócios que passaram pela necessidade de se digitalizar da noite para o dia, iniciando operações de e-commerce por exemplo. A experiência de compras também passa por esse processo, seja por uma jornada cada vez mais omnichannel atuando de ponta a ponta, mas também pela relação intrínseca entre indústrias, marcas e pessoas.

Por isso, não podemos simplesmente transformá-las em shoppers: sim, são pessoas e pessoas cada vez mais engajadas e atentas a tudo que está a sua volta. Acompanhar discussões de causas cada vez mais sociais visando um futuro melhor nos permitirá movimentações antecipadas para garantir uma melhor experiência nessa relação.

Acredito que a criatividade pode ter um papel fundamental para suavizar a fricção em um diálogo pautado apenas em vendas. Cada vez mais essas pessoas esperam das marcas um papel e posicionamento responsável frente ao contexto social. E isso nos leva a pensar em como utilizar recursos de maneira mais adequada. Diversas inovações geram inúmeras oportunidades todos os dias, sejam pelos BOTs, assistentes de voz ou inteligência artificial.

Mas será que estamos utilizando tudo isso de forma adequada? Esta é a oportunidade de discutir e refletir ainda mais sobre como podemos utilizar tecnologia e inovação para construir ou reconstruir as relações desse futuro iminente.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio