Publicidade

Quem quer salvar a democracia?

Sabemos que opiniões podem e devem ser as mais diversas, mas o debate só será justo quando todos os lados discutirem em cima da mesma verdade


17 de março de 2021 - 20h03

Ontem, uma das conversas a que resolvi assistir foi a da vice-presidente de Valores e Transparência da Comissão Europeia, Věra Jourová, e o colunista do The New York Times Kevin Roose, chamada “Can Democracy Survive #FakeNews?”.

Logo de cara, ao iniciar a conversa, Věra diz acreditar que as democracias deverão sobreviver às fake news, caso contrário seriam apenas “fake democracies”.

(Créditos: Element5 Digital/Pexels)

Como pessoa responsável pelos valores da comissão, ela lembrou que um dos valores básicos é a verdade: “A verdade é baseada em fatos. Os fatos pertencem a todos, são objetivos, provados por meio de evidências. E só depois temos opiniões que pertencem a cada um dos indivíduos”.

Desinformação não é falta de informação, é excesso
Se vivemos na era da desinformação – na qual uma informação contém apenas parte da verdade e grandes doses de mentiras usadas com o propósito de confundir alguém – junto com outros sintomas do século XXI como a infoxicação – outra palavra criada para definir o excesso de informação que consumimos – e nos informamos por meio de veículos de mídia e principalmente pelas redes sociais, como responsabilizar as plataformas de tecnologia que não investem de maneira adequada na curadoria de informação correta e verdadeira?

Também foi citado na conversa o já famoso discurso do ex-presidente Trump em que as redes televisivas tiveram que cortar a transmissão, caso contrário seriam cúmplices de ato antidemocrático contra o próprio país. Uma decisão arriscada, porém correta.

Follow the truth
Com a pandemia do novo coronavírus e a circulação de um sem-fim de informações falsas e potencialmente destrutivas para a sociedade, quando as plataformas e grandes empresas de tecnologia – Google, Facebook, Twitter etc. – vão verdadeiramente se preocupar com a qualidade das informações compartilhadas? E quando os grandes anunciantes vão cobrar das plataformas essa mudança, porque, afinal, uma sociedade destruída não consome, e sabemos que a mudança acontece mais rápido quando dói no bolso.

Sabemos que opiniões podem e devem ser as mais diversas, mas o debate só será justo quando todos os lados discutirem em cima da mesma verdade, pois a verdade pertence a todos.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio